Músicas para Casamento Católico - Grupo Rio Cordas
140
post-template-default,single,single-post,postid-140,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Músicas para Casamento Católico

Músicas para Casamento Católico

Músicas para Casamento Católico

O Casamento na Igreja Católica pode ser feito de duas maneiras e isso vai impactar diretamente em como as músicas para casamento católico irão acontecer:

Somente a Cerimônia

Nesse caso a cerimônia é bem simples e rápida, são tocadas apenas as músicas das entradas que são

  • Entrada dos Padrinhos e Pais;
  • Entrada do Noivo;
  • Entrada das Damas e/ou Pajens;
  • Entrada da Noiva;
  • Entrada das Alianças (Pagens);
  • Benção das Alianças;
  • Assinaturas e Cumprimento;
  • Saída.

 

Continue lendo sobre Música para Casamento Católico

Após essas entradas o padre começa a cerimônia em sí falando algumas palavras e faz a liturgia do casamento, e chama a Entrada das Alianças, a música para casamento católico que geralmente é tocada é a Ave Maria de Gounod

 

Após o momento das alianças geralmente acontece a assinatura, cumprumentos e fotos e vem o momento final que é a saída dos noivos.

Cerimônia e Missa

Algumas noivas preferem além da cerimonia, preferem a celebração de uma Missa Completa. Aqui está a ordem da celebração de uma Missa de Casamento Católico

Cortejo de entrada:

Os convidados devem estar presentes antes de a noiva entrar porque, juntamente com o sacerdote eles representam a Igreja que recebe o casal para a benção matrimonial. O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, em seguida entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, logo depois entra o noivo, de braço esquerdo dado à sua mãe.

Entrada da noiva:

Esse momento é marcado pela execução da música para casamento católico: Marcha nupcial.

A Noiva deve caminhar em passos lentos e coincidentes com os acordes da música. Que terminara ao mesmo tempo de sua chegada ao altar. As damas e pagens caminham à frente da noiva e seu pai.

Liturgia e o momento das músicas para casamento católico

Os noivos ficam em pé de frente ao sacerdote, ou de joelhos em um genuflexório geralmente adornado disposto frente ao altar. O sacerdote dá início à parte litúrgica com palavras de boas vindas e enaltecimento do valor do matrimônio. Os padrinhos podem fazer a primeira e a segunda leitura da Bíblia, o sacerdote lê o evangelho e faz a prédica. Terminado o seu sermão, anuncia o ritual do casamento.

Depois que os noivos pronunciam seu compromisso mútuo, o sacerdote solicita a entrada das alianças onde é tocada a música para entrada das alianças.

Músicas para Casamento Católico

Após colocadas as alianças, o padre convida os noivos a que se beijem como indicação do seu amor.

Reinicia-se a liturgia da missa, com o credo e a oração universal.

Neste momento é tocada a Ave Maria para Benção das Alianças

Assinaturas e fotos:

Terminada a missa, são assinados os papeis pelos noivos e pelos padrinhos. Isso acontece sobre o altar ou numa mesinha lateralmente, numa das pequenas naves laterais.

Cortejo de saída:

Terminadas as fotos com os pais diante do altar, o noivo dá o braço esquerdo à noiva, e descem ao átrio, atravessando o templo rumo à porta principal. Logo seguem os pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos.

Recebendo os cumprimentos

Os convidados precisam de uma oportunidade para cumprimentar os recém-casados. E seus familiares, precisam de uma oportunidade para agradecer a presença de todos na cerimônia. As alternativas para isso são:

(a) receber os cumprimentos na igreja, posicionando-se em uma “fila de cumprimentos” tanto os que receberão os cumprimentos quanto os que irão apresentá-los;

(b) receber os cumprimentos sem fila organizada, dentro ou fora da igreja, e isto vai melhor quando se abre mão do cortejo de saída;

(c) deixar para receber os cumprimentos e efetuar os agradecimentos na recepção.

Fonte: o roteiro da missa de casamento | Blog do Casamento | Planejamento 

 

 

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


%d blogueiros gostam disto: